Jatos finlandeses F/A-18 Hornet. Foto e vídeo: Instagram @ilmavoimat
Em 3 de junho, sete caças F/A-18 Hornet da Força Aérea Finlandesa pousaram na Base Aérea Mihail Kogălniceanu, perto de Constanta, na Romênia.
+ Clique aqui para ver o vídeo dos F/A-18 Hornet finlandeses
Este destacamento inaugural faz parte da missão de Blindagem Aérea da OTAN e verá os caças finlandeses conduzindo treinamento e missões reais ao longo do flanco leste na costa do Mar Negro, conforme divulgado em um comunicado de imprensa.
“Nosso objetivo aqui na Romênia é melhorar nossa integração no Poder Aéreo da OTAN, aprimorando e aprofundando nossa cooperação com a Força Aérea Real e a Força Aérea Romena”, disse o Tenente-Coronel Rami Lindström, o primeiro comandante do destacamento finlandês em Mihail Kogălniceanu. Ele destacou que, durante dois meses, os jatos finlandeses se juntarão a um destacamento de Typhoons da Força Aérea Real (RAF) e realizarão o serviço de alerta de reação rápida, voando ao lado dos F-16 romenos para proteger coletivamente o espaço aéreo da OTAN e assegurar a população romena.
O destacamento finlandês já realizou operações de reabastecimento com jatos F/A-18 e um A400M alemão a caminho da Romênia. Esta cooperação é parte dos esforços contínuos da OTAN para reforçar a dissuasão e a defesa em tempos de paz através de suas missões de Policiamento Aéreo e Blindagem Aérea.
As missões de Policiamento Aéreo e Blindagem Aérea da OTAN visam garantir a integridade do espaço aéreo aliado.
A missão de Blindagem Aérea envolve uma maior presença de caças e unidades de defesa aérea terrestre nos Estados-membros da OTAN que fazem fronterira com a Ucrânia.
As tarefas dos destacamentos de caça que participam na missão incluem deveres de alerta de reação rápida, voos de patrulha sob o comando da defesa aérea e antimísseis integrada da OTAN, além de atividades de exercício e manutenção da dissuasão coletiva da Aliança.
Composto por sete caças F/A-18 Hornet e menos de 100 aviadores, o primeiro objetivo do destacamento será alcançar a prontidão operacional total. Juntamente com os Typhoons da RAF, eles participarão do exercício Ramstein Legacy da OTAN em junho, focado na Defesa Integrada Aérea e Antimísseis (IAMD), proporcionando mais oportunidades para aumentar a interoperabilidade no principal exercício do Comando Aéreo Aliado.
Fonte: puolustusvoimat. Foto e vídeo: Instagram @ilmavoimat. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.